Espetáculo de dança é atração no Vasques - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A

Espetáculo de dança é atração no Vasques

Caderno A, Caderno A - Capa

"Batucada é Bossa Nova", que integra o Projeto Joaninha, da Cia. Ballet Stagium, será apresentado gratuitamente, neste sábado, às 16 horas. (Foto: Divulgação)

“Batucada é Bossa Nova”, que integra o Projeto Joaninha, da Cia. Ballet Stagium, será apresentado gratuitamente, neste sábado, às 16 horas. (Foto: Divulgação)

Mogi das Cruzes recebe neste sábado (25), mais uma atração do Circuito Cultural Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura, que garante a circulação de produções artísticas de qualidade por cidades paulistas, em parceria com as prefeituras. Trata-se do espetáculo de dança “Batucada é Bossa Nova”, que integra o Projeto Joaninha, da Cia. Ballet Stagium, e será apresentado gratuitamente, às 16 horas, no Teatro Vasques.

O espetáculo traz o conceito da união entre arte e educação, que é também o que move o Projeto Joaninha. Nele, a dança é um canal para novas descobertas, que colaboram para a construção da identidade pessoal e coletiva.

O projeto nasceu no ano de 2000, por iniciativa de Marika Gidali e Decio Otero, diretores e fundadores do Ballet Stagium, após uma experiência de sete anos levando a dança aos centros de detenção para menores de idade da Grande São Paulo.

A proposta era contribuir para a reorganização da autoestima do adolescente, colocando-o em contato direto com seu corpo, para reconhecer suas potencialidades e limitações, promovendo assim vivências de equilíbrio, beleza e conhecimento.

Ao encerrar o projeto, os diretores da Ballet Stagium perceberam que era de suma importância dar um passo adiante na missão de conscientizar as crianças. Foi esta reflexão que deu origem ao Projeto Joaninha.

O Projeto se fez presente em diversas escolas públicas da periferia de São Paulo, oferecendo a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos a oportunidade de descobrir e aprender por meio da dança. Foram promovidas aulas de danças circulares, danças folclóricas, capoeira, dança de rua, dança livre, dança moderna e balé.

A apresentação que chega ao Vasques traz além da beleza e estética, este viés da dança como instrumento de integração e responsabilidade social.

O Teatro Vasques fica na Rua Dr. Corrêa, 515, no Centro. Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.



Integração social
O Stagium é a primeira companhia de balé a utilizar a dança como forma de integração social e de cumprir com sua responsabilidade social, criando e mantendo diversos projetos voltados à educação. Tudo teve início em 1974, quando veio a consciência de que a dança é um instrumento fundamental no processo socioeducativo. A partir disso, Marika Gidali e Décio Otero, fundadores e diretores da companhia, criaram inúmeros projetos sociais e passaram a levaro trabalho da Ballet Stagium para favelas, presídios, ruas, praças, igrejas, mosteiros, fábricas, museus, unidades de saúde e também centros de detenção.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone