Luzia figura entre os dez melhores hospitais do País - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIDADES

Luzia figura entre os dez melhores hospitais do País

Cidades

ONA considera o hospital público como de excelência / Foto: Arquivo

ONA considera o hospital público como de excelência / Foto: Arquivo

O Hospital Luzia de Pinho Melo, localizado no Mogilar, em Mogi das Cruzes, está incluído na lista dos dez que se destacam por oferecer um elevado padrão de atendimento à comunidade, chancelado pelo Certificado de Excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O hospital mogiano foi avaliado entre 2.987 outros que atendem ao Sistema Único de Saúde.

Embora o hospital seja alvo de constantes reclamações em razão da superlotação, causada principalmente pelo fechamento de outras casas de saúde públicas da Região do Alto Tietê, chegando a atender pacientes em macas e colchões espalhados pelos corredores, foi levado em consideração o elevado potencial tecnológico e a variedade de especialidades atendidas por profissionais gabaritados contratados pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), considerada a maior entidade filantrópica de prestação de serviços de saúde do País.

Há quase duas décadas, a ONA verifica a qualidade em todas as áreas de atividade dos hospitais, como infraestrutura, internação, controle de infecções, higienização e outros processos focados na assistência dos pacientes. Recentemente, a ONA também certificou o Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, do Distrito de Braz Cubas, mantido pela Prefeitura de Mogi.
Nas visitas dos técnicos da ONA, que chegam a durar até três dias, é feita também análise de documentos, além de mais de 1,7 mil itens, antes de outorgar a certificação.

A lista dos dez hospitais públicos já acreditados abrange unidades de três estados brasileiros e mais da metade deles está localizada em São Paulo.

Os dez hospitais acreditadas pela ONA são Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém, no Pará), Hospital Municipal de M’Boi Mirim (São Paulo), Hospital Regional Público da Transamazônica (Altamira, no Pará), Hospital Regional de Cotia (Cotia, SP), Hospital Estadual de Sumaré (Sumaré, SP), Hospital Estadual de Vila Alpina (São Paulo, SP), Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (Mogi das Cruzes, SP), Hospital Estadual de Diadema (Diadema, SP), Hospital Geral de Itapecerica da Serra (Itapecerica da Serra, SP) e Hospital Estadual Transp. Câncer e Cirurgia Infantil (Rio de Janeiro, RJ).

A superintendente da ONA, Maria Carolina Morenos, disse ao portal Exame.com que quando um hospital conquista o selo, os pacientes conseguem sentir na prática a qualidade dos serviços, já que para atingir as exigências, os hospitais precisam implementar uma série de melhorias. O hospital, como o Luzia de Pinho Melo, que atinge o índice máximo de excelência é uma unidade que se preocupa com a segurança do paciente. (Darwin Valente)

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone