Mogi realiza mostra de curtas neste sábado - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CADERNO A

Mogi realiza mostra de curtas neste sábado

Caderno A, Caderno A - Capa

No Dia Internacional da Animação, que é comemorado hoje, há exibições no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. (Foto: Divulgação)

No Dia Internacional da Animação, que é comemorado hoje, há exibições no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. (Foto: Divulgação)

Mogi das Cruzes participa do Dia Internacional da Animação, uma realização da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA), que acontece oficialmente em 28 de outubro. As exibições na Cidade tiveram início ontem e se estendem neste sábado. A Mostra Histórica, hoje, tem início às 13 horas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita e a recomendação é 14 anos. Na véspera teve lugar a Mostra Infantil e a Mostra Nacional no CEU das Artes.

O Dia Internacional da Animação deste ano presta uma homenagem ao centenário do cinema de animação brasileiro. A Mostra Histórica, portanto, traz uma hora de curtas metragens de destaque na história do Brasil, no estilo animação, realizadas entre 1930 e 1997.

Para fechar a sessão histórica, será exibido “Reanimando o Kaiser”, uma releitura da charge animada “O Kaiser”, considerada o marco zero do cinema de animação no Brasil, Realizada em 1917 pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (Seth), a charge era uma alusão clara ao contexto geopolítico internacional daquela época, às sombras de uma guerra mundial.

Por falta de preservação adequada, o filme foi perdido, e tudo o que sobrou foi uma imagem de referência da obra. Em 2013, o documentário ‘Luz Anima Ação”, uma produção da IDEOgraph dirigida por Eduardo Calvet, convidou oito grandes nomes da animação brasileira a recriar essa obra pioneira em um trabalho coletivo que mistura diversas técnicas de animação. O resultado é um trabalho denso, reflexivo e metalinguístico único, que reflete bem a diversidade da animação feita no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone