Nissan March CVT reúne qualidades - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
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Nissan March CVT reúne qualidades

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O nicho de carros compactos equipados com câmbio automático cresceu exponencialmente nos últimos anos. Atrás de ter um representante nesse segmento, a Nissan lançou, em junho deste ano, o March equipado com câmbio CVT. A versão SL CVT ocupa o topo da gama do compacto. Uma de suas principais características sempre foi o desempenho dinâmico. A versão SL CVT traz sob o capô o motor 1.6 16V flex que desenvolve 111 cv de potência a 5.600 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol. O torque máximo, de 15,1 kgfm, aparece apenas nas 4.000 rpm, mas 90% dele já estão presentes a 2.400 giros. A transmissão é importada do México, tem relação continuamente variável e função Overdrive, que otimiza as rotações do motor para economia de combustível.

A versão mais cara do March traz ar-condicionado automático e digital e o console central é dominado por uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, chamada pela Nissan de central multimídia Multiapp. O sistema tem navegador GPS, áudio com “streaming” Bluetooth, camera de ré e traz 13 aplicativos pré-instalados, possibilitando a utilização dos mesmo a partir de conexão com internet através do smartphone. Ainda integram essa lista computador de bordo, desembaçador traseiro com temporizador, direção elétrica progressiva, volante multifuncional, chave com telecomando, retrovisores, travas e vidros elétricos, aerofólio com luz de freio e rodas de liga leve aro 16 com acabamento escurecido.

O ponto forte do March 1.6 sempre foi seu desempenho. Os 999 quilos de peso, aliados aos 111 cv de potência e os 15,1 kgfm de torque do propulsor 1.6 litro e os engates justos da caixa de marcha davam ao compacto um desempenho e diversão digno de versões esportivas. O câmbio CVT abre mão desse toque esportivo em prol de mais conforto para a condução, mas o modelo continua com força de sobra. O March entrega boas arrancadas e eficiência nas ultrapassagens, sempre com o tradicional método de funcionamento do câmbio CVT de aumentar o giro e ir diminuindo gradativamente.

O acerto da suspensão continua afiado. O rodar é justo, mas imperfeições são absorvidas e o conforto para os passageiros é bom. Em curvas, quase não se nota rolagem da carroceria, o que ajuda – e muito – na dinâmica do carro.

O espaço interno é ligeiramente apertado, mas quatro adultos de estatura mediana viajam com tranquilidade. O isolamento acústico poderia ser um pouco melhor para diminuir o ruído emitido pelo motor ao pressionar o pedal do acelerador até o final. A direção elétrica é precisa e oferece a resistência correta para a situação, sendo leve em baixas velocidades e firme nas altas.

Manobrar o March é uma tarefa fácil por conta dos enxutos 3,83 metros de comprimento, mas fica ainda mais tranquilo na versão topo de linha SL. Além da boa visão de entorno, o modelo ainda é equipado com câmara traseira integrada, com imagem projetada na tela de 6,2 polegadas instalada no console central. O sistema multimídia tem um funcionamento fácil e bastante intuitivo. Em resumo, o Nissan March 1.6 SL CVT entrega tudo que é possível ter em um hatch compacto e, apesar de cobrar caro por isso, entre os modelos similarmente equipados e motorizados ainda é a opção mais em conta.

O Nissan March 1.6 SL CVT avaliado custa R$ 60.440 por conta da pintura metálica. Sem ela, seu preço base é de R$ 59.290. Apesar de alto para um hatch compacto, esse valor é mais em conta do que os seus concorrentes. O Hyundai HB20 Premium possui o mesmo nível de equipamentos, motor 1.6 e câmbio automático. No entanto, custa R$ 63.755, quase R$ 4.000 a mais. Líder do segmento de compactos, o Onix LTZ utiliza motor 1.4, câmbio automático de seis marchas e tem preço de R$ 61.340. Mais caro da lista, o recém lançado Toyota Etios Platinum usa motor 1.5 de 107 cv, seu câmbio automático tem apenas quatro marchas e custa R$ 64.700. (Fabio Perrotta Junior/AutoPress).

  • BENEFÍCIOS  Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
    BENEFÍCIOS Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
  • BENEFÍCIOS  Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
    BENEFÍCIOS Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
  • BENEFÍCIOS  Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
    BENEFÍCIOS Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
  • BENEFÍCIOS  Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)
    BENEFÍCIOS Compacto oferece desempenho, câmbio automático e bom nível de equipamentos para enfrentar concorrência. (Foto: Isabel Almeida/ Autopress)

Ponto a ponto – Nissan March 1.6 SL CVT
Desempenho – O March 1.6 ficou menos divertido por conta do câmbio CVT, mas continua interessante. O modelo mostra força já na arrancada e, mesmo com o funcionamento comedido do câmbio, ganha velocidade com bastante solidez. Isso acontece também por conta do peso, de apenas 999 quilos. Com isso, seus 111 cv resultam em muita agilidade, tanto na cidade quanto em estradas. O zero a 100 km/h em 10,6 segundos é bom, se tratando de um carro compacto com câmbio de transmissão continuamente variável. Nota 8

Estabilidade – O March continua sendo um carro com estabilidade acima da média. As rolagens de carroceria são praticamente imperceptíveis e seu comportamento em curvas impressiona pela precisão. A direção elétrica mostra boa firmeza mesmo quando o carro está acima dos 100 km/h. Nota 8



Interatividade – Não houve mudanças no interior do March 1.6 CVT. Os comandos continuam intuitivos e de fácil acesso, com exceção do controle dos retrovisores elétricos, que fica escondido atrás do volante. Os comandos do ar-condicionado digital são confusos, mas nada que um pouco de prática não resolva. O volante multifuncional abriga diversos comandos, há bastante informação no computador e nos instrumentos e a retrovisão é bem eficiente. Nota 8

Consumo – O March 1.6 SL CVT recebeu nota “A” na categoria de hatches compactos e “B” na geral dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro, com médias de 11,7/7,8 km/l em trajeto urbano e 14,5/9,8 km/l na estrada, com gasolina/etanol no tanque. Seu índice de consumo energético foi de 1,72 MJ/km. Nota 8

Conforto – O espaço para os ocupantes da frente é bom, mas sem excessos. Na traseira, até duas pessoas viajam com conforto, mas é preciso maneirar no ajuste dos bancos dianteiros para garantir que ocupantes mais altos se acomodem no assento traseiro. As irregularidades do asfalto são absorvidas com eficiência. Nota 7

Tecnologia – A plataforma “V” é a segunda geração da “B-zero” da Nissan, com carroceria reforçada, novos materiais no assoalho, painéis laterais e frontais e mais pontos de solda. Não há controles dinâmicos e nem airbags extras. Outro destaque do hatch brasileiro é sua extensa lista de equipamentos de série na versão SL. Ele vem com ar-condicionado digital automático, sistema multimídia Multi-App com 13 aplicativos instalados e camera de ré integrados na tela sensível ao toque de 6.2 polegadas. Nota 8

Habitabilidade – O March tem bom ângulo de abertura das portas, o que facilita o entrar e sair do carro. No interior, existem bons vãos para guardar objetos. O porta-malas é um pouco menor do que o da concorrência e tem capacidade para apenas 265 litros. Nota 7

Acabamento – O plástico domina a cabine e não esconde que se trata de um carro “popular”. Não há uma atmosfera de requinte no interior. A falta de capricho nesse ponto incomoda, levando em consideração que se trata de um carro “na casa” dos R$ 60 mil. Nota 6

Design – O March tem linhas robustas, mas falta uma personalidade mais atraente ao design. O carrinho é muito redondo e sem fluidez nas linhas, com soluções para faróis e lanternas pouco criativas. A próxima geração, já apresentada na Europa e com linhas inspiradas no Kicks, deve mudar esse panorama. Nota 5

Custo/benefício – O Nissan March 1.6 SL CVT custa altos R$ 59.290. Somando a pintura metálica, a conta chega aos R$ 60.440. Ainda assim é o mais barato do mercado com esse nível de equipamentos. Vem com tudo e ainda tem ar automático, multimídia com plataforma Android, GPS, tela de 6,2 polegadas e câmara de ré. Nota 8

Total – O Nissan March 1.6 SL CVT somou 73 pontos em 100 possíveis



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