O engenheiro que se rendeu ao aikido - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           CIRCUITO

O engenheiro que se rendeu ao aikido

Circuito

Marcio Zanardo conheceu a arte marcial japonesa pouco antes de se formar em engenharia. (Foto: Eisner Soares)

Marcio Zanardo conheceu a arte marcial japonesa pouco antes de se formar em engenharia. (Foto: Eisner Soares)

Formado no ano de 1997 em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Marcio Zanardo deixou de lado a profissão da qual era graduado quando conheceu a fundo o aikido, arte marcial japonesa. Foi no ano de 1996 e desde então não parou mais. Como engenheiro ele até tentou seguir a carreira e estava decido a fazer mestrado. Para isso, precisaria saber inglês. Foi quando deu início em sua tese na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e teve a oportunidade de ir para os Estados Unidos estudar o idioma. Mas por lá, em 2000, ele teve a chance de ser Uchi Deshi (aluno interno) na escola de aikido de Larry Reynosa Sensei, discípulo de Steven Seagal. O mestrado foi então esquecido, assim como a engenharia.

Nascido em São Paulo, Marcio veio para Mogi aos seis anos de idade, quando o pai João Sabo teve de vir para a Cidade trabalhar. Saiu daqui apenas para ir aos Estados Unidos, onde ficou por um ano e meio em Ventura, na Califórnia – mesmo que o plano inicial era de permanecer por lá por apenas dois meses. Em agosto de 2001 retornou ao Brasil para renovar o visto, já que Reynosa tinha para o brasileiro um projeto de formar professores que trouxessem o aikido para o País. Um mês depois aconteceu o fatídico atentado do dia 11 de setembro e ele não pôde retornar aos EUA.

Ainda assim, Marcio afirma que este mais de um ano no exterior foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida e que ele pôde por lá aprender realmente a honestidade que faz parte da arte marcial. No retorno para o Brasil continuou os estudos na União Sul-Americana de Aikido Kawai Shihan, onde conheceu o introdutor do Aikido no Brasil Reishin Kawai Sensei, já falecido. Lá foi orientado a dar aulas e desde 2003 é proprietário da Aikido Kawai Shihan Mogi Dojo. No local, ele não só ensina a arte marcial, como também faz massagem shiatsu e um trabalho com pessoas que precisam de ajuda voltada para a saúde psicológica, também utilizando a filosofia do aikido.

Em 2014 lançou o livro “Arte do Despertar”, que não é uma publicação referente ao aikido, mas sim que tenta levar ao leitor a se encontrar com o seu próprio ser e até mesmo a recuperar aspectos da infância de cada um. A arte marcial da qual Marcio é professor muitas vezes aparece no livro, com a intenção de facilitar o entendimento dos textos. Desde que publicou “Arte de Despertar”, Marcio ministra palestras por todo o Brasil. Ele já esteve passando seus conhecimentos em locais como Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Salvador, Recife e muitos outros.

Longe do aikido, Marcio também é praticante assíduo de frescobol quando tem um tempo livre. Ele gosta ainda de estar sempre junto ao filho João Victor Zanardo e de cozinhar tomando um bom vinho. (Larissa Rodrigues especial para O Diário)

Curto-Circuito
Viver em Mogi é…
Estar próximo a natureza
O melhor da Cidade é… A localização
E o pior? Planejamento
Sinto saudade… Dos anos 80
Encontro paz de espírito… Em viver a vida
Pra ver e ser visto… Na espiritualidade
Meu prato preferido é… Sou curioso pela diversidade culinária
Livro de cabeceira… O Barco Vazio – Osho
Peça campeã de uso do meu guarda-roupa? Underwear
O que não tem preço? Viver ao invés de sobreviver
Uma boa pedida é… Estar consciente
É proibido… Deixar de ser livre
A melhor festa é… Quando eu rio de mim mesmo e danço sem ter música
Convite irrecusável… Quando me apaixono
Meu sonho de consumo é… Estar em paz
Qual foi o melhor espetáculo da minha vida? O nascimento do filho
Cartão-postal da Cidade… Infelizmente era o parque Municipal com seu teleférico
O que falta na Cidade? Planejamento
Qual é a química da vida? Inocência e encantamento
Deus me livre de… Nada

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone