Pós-graduação - O Diário - Mogi das Cruzes , Suzano e Região do Alto Tiete
Fechar

           ARTIGOS

Pós-graduação

Artigos

Claudio José Alves de Brito
A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), como instituição de ensino superior atuante na geração, preservação e aquisição de conhecimento, tem a responsabilidade de acompanhar e participar, de forma crítica e consciente, do processo contínuo das mudanças que ocorrem na sociedade, jamais alheia ao cenário local e regional, quem dirá restrita aos muros que lhe cercam.

Sua história traz como marca o compromisso, alicerçada na tradição e na seriedade, na busca da excelência acadêmica, na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e no diálogo com a comunidade. A UMC sempre foi, nesses 55 anos de existência, vanguardista, locomotiva do crescimento da cidade de Mogi das Cruzes e ferramenta essencial na formação, não só de profissionais capacitados, mas de cidadãos agentes na transformação da sociedade. Não é à toa que somos a primeira universidade privada do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil!

A consciência da necessidade de assegurar continuamente sua identidade e uma adequação à realidade nacional e, sobretudo, regional, faz da UMC uma instituição preocupada em possibilitar novos meios e processos de produção, de renovação e de aquisição do conhecimento que permitam a ampliação do acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico.

A UMC é forte, sólida, alicerçada desde o ensino técnico, por meio, da UMCTEC, passando pela graduação, com seus mais de 20 mil alunos nos Campi Mogi das Cruzes e Villa-Lobos/Lapa, até a pós-graduação, Lato e Stricto Sensu. Temos hoje 72% de professores mestres e doutores, quantidade muito acima dos padrões do MEC e das demais instituições particulares. Os alunos têm acesso, gratuitamente, ao Portal de Periódicos da Capes, que proporciona pesquisa em mais de 37 mil revistas científicas nacionais e estrangeiras.

E por falar em pós-graduação Lato Sensu, não esqueça que ela é o primeiro degrau da Stricto Sensu, que emana dos núcleos de pesquisa com seus pesquisadores. E se atualmente a UMC tem quatro programas de Stricto Sensu, sendo dois doutorados e quatro mestrados, todos credenciados e com bem avaliados pelo MEC, isso fortalece não só a graduação, mas a pós-graduação em geral.

A UMC oferece mais de 40 opções de cursos de pós-graduação. Para o primeiro semestre de 2018, há muitas novidades em todas as áreas do conhecimento. Novos cursos foram lançados e atualizados. Confira a programação completa no site www.umc.br/pos.

Ensino, pesquisa e extensão: na UMC, esse tripé é nosso compromisso, nossa história, nossa tradição.

Claudio José Alves de Brito é pró-reitor acadêmico e diretor de Pesquisa, pós-graduação e extensão da UMC.

Compartilhe nas redes sociais...Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone